Ir para conteúdo

Dicas de Ubatuba parte I Praias para conhecer

ubatuba

Alô, Alô Você que acompanha o Blog Michellândia! Já ouviu falar de Ubatuba, no litoral norte paulista?

Agradeço o convite da Michelle para compartilhar algumas dicas de Ubatuba e o farei em dois artigos. Neste primeiro você descobrirá algumas praias muito interessantes para se conhecer. Já no segundo dividirei o texto entre dicas do que fazer na cidade e como curtir as praias.

Me chamo Deyves Martins e produzo conteúdos diversos para os guias Ubatuba Guide e Go Ubatuba. Além disso, integro a comunidade de criadores de conteúdo do Google em língua portuguesa.

Ubatuba é uma cidade com aproximadamente 100 km de costa e 102 praias, sendo 92 no continente e 10 em ilhas.

Dessas 92 da costa, 54 localizam-se na região sul, 30 na região norte e 8 no centro do município.

Neste artigo você conhecerá algumas das melhores praias de Ubatuba, e eu espero, sinceramente, que possa auxiliar você a planejar sua viagem para esse paraíso ecológico.

Vale acrescentar que estou sempre à disposição para esclarecer qualquer tipo de dúvida.

Então, bóra descobrir juntos essas belezas naturais?!

praia-do-tenorio-ubatuba

As melhores Praias de Ubatuba para banho

As praias mais procuradas de Ubatuba são aquelas consideradas as mais seguras para cair no mar. Por isso, são também as mais indicadas para famílias com crianças e para banhistas que desejam aproveitar a água salgada com maior tranquilidade.

Apenas cinco delas contam com base fixa dos guarda-vidas, ou seja, com segurança extra ao longo de todo o ano.

Duas delas estão no centro, Perequê-Açú e Tenório. No início da região sul, temos a Praia Grande e a Praia das Toninhas. Por fim, no extremo sul, você encontra os guarda-vidas o ano inteiro na Praia de Maranduba.

Na região norte do litoral, há apenas os GVT’s, Guarda-Vidas Temporários, que marcam presença na temporada de verão.

Recentemente escrevi um artigo sobre as melhores praias de Ubatuba para banho de mar, publicado no blog do Go Ubatuba.

Melhores para banho no centro

praia-do-pereque-acu-ubatuba

Disparada, a Praia do Perequê-Açú é a mais frequentada na área central do município. Também é uma das mais tradicionais e populares – e quando digo popular, refiro-me aos valores praticados pelo comércio, seja no bairro ou na praia em si.

Nela não há correnteza forte ou buracos e, de quebra, o QG dos Bombeiros (Guarda-Vidas) de Ubatuba fica ali, em Perequê-Açú.

Outra boa praia para banho no centro é a Praia do Tenório. Diferentemente do Perequê, nesta é preciso redobrar a atenção, porque há correnteza forte no extremo direito da praia, sendo o extremo esquerdo o mais indicado para quem não dispensa um mergulho, com segurança.

É uma praia lindíssima, com vista privilegiada para a Ilha Anchieta, águas cristalinas e ótimas ondas para as crianças divertirem-se com uma prancha de bodyboard.

 

Na região sul

praia-da-lagoinha-ubatuba

Saindo do centro sentido Caraguatatuba, a Praia da Enseada é a primeira na lista das melhores para dar um bom mergulho. Mar calmo, sem ondas, nem buracos nem correnteza, ótima não somente para banho, mas também para quem deseja aprender a remar de stand up paddle ou caiaque.

Mais adiante, fica a Praia do Lázaro, que dá acesso a Domingas DiasAs duas têm águas cristalinas e rasas, onde você pode avançar no mar sem medo de ficar sem péEntre a Enseada e o Lázaro, pelo Saco da Ribeira, chega-se por trilha à Praia das Sete Fontes, outro autêntico paraíso. Contudo, o acesso é só por trilha (nível médio) ou pelo mar.

Seguindo em frente, ainda no sentido Caraguatatuba, existem várias outras atrações, mas destaco a Praia da Fortaleza, por sua irresistível piscina natural. No acesso, que se inicia na Praia Dura, existem outras belas e pouco frequentadas praias, excelentes para entrar no mar. Entre elas, a Vermelha do Sul e a do Costa são duas que, pessoalmente, aprecio bastante, e gosto muito de estar lá.

Na Fortaleza, começa a Trilha das Sete Praias, que termina em outra ótima dica para banho, a Praia da Lagoinha. Na mesma faixa de areia, chega-se à Praia da Maranduba, onde – como disse anteriormente – há uma base fixa dos guarda-vidas.

Por fim, já no extremo de Ubatuba, acessíveis por estrada de terra, estão a Praia do Pulso e a da Caçandoca, localizada no Primeiro Quilombo do Brasil reconhecido em terras da Marinha.

 

Boas para banho e preservadas na região norte

praia-do-felix-ubatuba

As praias do norte de Ubatuba são conhecidas (e adoradas por muitos aventureiros) por serem praias selvagens, preservadas e incontestavelmente paradisíacas!

Logo no início, agora no sentido Paraty, depois da Vermelha e acessível por trilha, está a Praia do Altoótima para banho e mergulho livre. Depois dela, a melhor é a Praia do Félix, no lado direito, onde se forma uma piscina natural. Do Félix chega-se por trilha à Praia das Conchas e, pela costeira, à do Português.

Praia de Ubatumirim, além de extensa e de dar acesso a outras duas, Estaleiro e Justa, é especialmente indicada para crianças, por ser uma das praias mais mansas do município. Bem próxima dela, acessível por uma estrada estreita e íngreme, fica a estonteante Praia da Almada. Destino muito procurado e frequentado por famílias e casais. Águas translúcidas e muito boas para aprender a remar de SUP.

Por fim, fecho essa lista com a Praia da Fazenda, que na minha opinião é a meca do ecoturismo em Ubatuba. Com três quilômetros de extensão, localizada numa área de proteção ambiental, não encontramos por ali nenhum comércio. E exatamente por ser pouco frequentada, é um lugar perfeito para quem gosta de aproveitar o dia todo num lugar sossegado, em que a natureza reina absoluta.

Existem ainda muitas outras praias de Ubatuba convidativas para banho, e essas que indiquei acima são apenas algumas sugestões, sem a pretensão de ser um guia definitivo. Se desejar, acesse o índice das praias boas para crianças e banho de mar no Go Ubatuba.

 

As mais badaladas praias de Ubatuba

praia-grande-ubatuba

Quando o verão se aproxima, todos começam a se planejar para descer a serra em busca de praia e sol. Férias combina com crianças e jovens, e se a criançada só viaja acompanhada dos pais, os jovens em sua maioria estão em busca de praias, é claro, mas também de baladas para azaração ou para curtir com os amigos.

No próximo artigo, vou mergulhar nesse universo de atrações, além das belezas naturais da região. Enquanto isso, você pode acessar o índice das praias badaladas de Ubatuba ou, ainda, o índice das praias de Ubatuba muito frequentadas, no site Go Ubatuba.

Abraços, até breve!

Deyves Martins

Hospedagem em Ubatuba

Este ano, tive o imenso prazer de conhecer esse paraíso que é Ubatuba. E a hospedagem fez total diferença, tanto pelo conforto oferecido quanto pela facilidade de acesso, além da linda paisagem ao redor. Nossa indicação é a Burung Flats, hospedagem com qualidade e preço justo em Itamambuca.

Fotos: Burung Flats

 

Gostou da postagem? Leia a parte II com dicas que vão além das praia clicando aqui.

Au Revoir, Ci vediamo, Hasta Luego, See you later, Até logo!

Michellândia

Nas redes 💻

✈Facebook: @blogmichellândia
✈ Instagram: @blog_michellandia
✈ Linkedin: Michelle Graça
✈ Mochileiros.com: Autora Michelle Graça

Foto Capa: Blog Michellândia

Anúncios

Um comentário em “Dicas de Ubatuba parte I Praias para conhecer Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: