Ir para conteúdo

Dicas para manter as crianças entretidas antes e durante uma viagem de avião

Olá desbravadores!

Meus amigos que são pais vivem descrevendo os malabarismos que precisam ser feitos quando se viaja com crianças. Na minha infância, recordo-me dos meus pais sempre optarem por viagens noturnas, evitando aborrecimentos, respaldados pelo meu sono e pelo da minha irmã.

Com as facilidades das viagens aéreas, entreter os pequenos pode ser um desafio ainda maior: muitas horas entre check-in do hotel e embarque na aeronave, longos períodos sentados, e tudo isso somado ao cansaço físico e mental.

Para ajudar nessa missão, a Air France separou algumas dicas para ajudar os pais ou responsáveis nessa tarefa. Vamos conferir:

Preparativos da viagem

Na medida do possível, deixe a criança participar da fase de arrumação das malas. Faça uma pequena lista dos brinquedos preferidos e os inclua na bagagem. Assim, além de já se sentir parte da viagem e começar a se preparar para esse momento divertido, ela cria também um senso de organização e prioridades, pois não dá para levar o quarto inteiro na mala. Só não se esqueça de dar preferência aos brinquedos silenciosos e explique para a criança que esse é um critério na arrumação, para não incomodar os demais passageiros.

Dias antes do embarque, tente criar na mente dela a sensação de voar, com a ajuda de vídeos, (como esse e esse) e com fotos do interior da aeronave. Transforme toda a experiência em uma grande brincadeira. Vale também contar histórias de uma boa viagem anterior ou criar uma narrativa divertida.

air france
Foto: Divulgção / Air France

Durante o voo

Antes de ir para o aeroporto, baixe no celular ou tablet o aplicativo Kids, disponível para iOS e Android, que permite que um desenho colorido pela criança durante o voo vire uma animação em 3D. Dentro do avião, nos voos de longa distância, a Air France oferece um kit de jogos e desenhos para colorir indicados a diferentes faixas etárias. No app, é possível colorir até três desenhos diferentes e salvá-los, para depois imprimir e guardar como recordação, ou até para presentear alguém especial da família com a “obra de arte” da sua criança. Mas se elas preferem revistas, basta baixar nos tablets ou smartphones as favoritas delas, totalmente grátis, pelo menos 30 horas antes do voo, com o aplicativo AF Press.

Além disso, no sistema de entretenimento de bordo, existem outras opções como desenhos animados, filmes e games para diverti-las. Para acalmar a criança, você pode também criar uma brincadeira em torno da meditação. Com o aplicativo Mind, é possível seguir os passos para meditar e, assim, também distrair seu pequeno ou sua pequena. Para as crianças maiores e adolescentes, há também estações de rádio que podem ser acessadas pelo entretenimento de bordo.

air france

E no caso de bebês?

Se você só terá que se preocupar com uma criança um pouco mais independente daqui a alguns anos, algumas dicas devem ser levadas em consideração ao viajar com recém-nascidos:

  • Não viaje com um bebê nos seus primeiros 7 dias de vida;
  • Evite viajar com o bebê gripado;
  • Leve mamadeiras e alimentos com que a criança esteja habituada. Só não esqueça de verificar o tempo estimado de voo para levar a quantidade suficiente;
  • Não pule a troca de fraldas do seu bebê, prepare um nécessaire com os principais produtos de higiene pessoal da criança;
  • Antes de sair de casa, verifique se a documentação necessária exigida pelos serviços de polícia, alfândega e imigração está completa;
  • Se o carrinho de bebê estiver incluso na sua bagagem, coloque uma etiqueta com os principais dados, como nome, endereço, telefone e e-mail;
  • Caso a criança faça algum tratamento de saúde ou costume sentir náuseas durante a viagem, inclua na bagagem de mão seus remédios e um documento de saúde que comprove sua condição física;
  • Prefira roupas confortáveis e quentes, pois o ar condicionado da aeronave pode ser prejudicial à saúde do pequeno passageiro;
  • Separe algumas guloseimas como bala, chiclete, pirulito e biscoito para o momento de decolagem e aterrissagem, pois mastigar algo ou mesmo chupar chupeta pode aliviar a pressão nos ouvidos.
nenem
Foto: Creative Commons

Viagem sem acompanhante pela Air France

Para os pequenos desbravadores que viajam sozinhos pelo programa Kids Solo, também há a possibilidade de tranquilizar tanto os passageiros mirins quanto os pais ou parentes em qualquer parte do mundo, já que a Air France oferece Wi-Fi gratuito para menores desacompanhados nos lounges dos aeroportos parisienses. Pelo aplicativo Kids Solo, também é possível os pais monitorarem todo o percurso da viagem. Todos os anos, 1,3 milhão de crianças viajam com a Air France, sendo 410 mil crianças desacompanhadas e 285 mil bebês.

Para mais informações sobre viagens em família com a Air France, visite a seção dedicada no site da companhia.

crianca kidsolo
Foto: Divulgação/ Air France

Air France no Brasil

A Air France opera 21 frequências semanais, partindo de São Paulo (14 voos por semana) e do Rio de Janeiro (7 voos por semana). A partir de maio de 2018, vai operar mais 2 frequências semanais, partindo de Fortaleza (operada por aeronave da Joon) direto para o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

Au Revoir, Ciao, Hasta Luego, See you later, Até logo!

Michellândia

Nas redes 💻

✈Facebook: @blogmichellândia
✈ Instagram: @blog_michellandia
✈ Bloglovin’: Michellândia
✈ Linkedin: Michelle Graça
✈ Mochila Brasil: Autora Michelle Graça

Foto Capa: Divulgação / Air France

Anúncios

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: