Dez lugares para conhecer no Brasil em 2018

Olá desbravadores!

O Brasil é o maior país da América do Sul, sendo o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul-americano) e uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas.

Com todas essas informações geográficas, podemos deduzir que existem muitos lugares a serem desbravados em nosso país – e que tal fazer isso nesse novo ano que se inicia?

A seguir, uma lista com dez lugares, sendo dois em casa região, para que você possa se planejar e conhecer novos destinos no Brasil.

Brasil

Foto: Creative Commons

Região Norte

Alter do chão

alter-do-chao
Foto: Alter do Chão / Creative Commons

A vila de pescadores localizada entre Manaus e Belém ganhou fama mundial ao ser eleita, pelo jornal inglês The Guardian, uma das mais belas praias do mundo. Se você busca uma deliciosa praia de água doce, que alterna entre tons verdes e azuis, areias claras e uma culinária regional de não fazer feio aos melhores restaurantes internacionais, esse é o seu lugar. A receptividade dos boraris (povo indígena que habita as margens do rio) e o clima hippie complementam os bons motivos para planejar conhecer esse paraíso banhado pelo Rio Tapajós.

Melhor época para conhecer: Entre Junho e Novembro.

Jalapão

Jalapão
Foto: Fervedouro / Safári Dourado

Localizado na região leste do Tocantins, divisa com a Bahia, Piauí e Maranhão, o Parque Estadual do Jalapão – PEJ é uma unidade de conservação brasileira. Com uma área de 34 mil km² de paisagem árida (para se ter uma ideia, Sergipe tem 22 mil km²), a região é cortada por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, águas transparentes e limpas, com vegetação predominante de cerrado. O cenário é um dos mais exuberantes do Brasil: cachoeiras cristalinas, fervedouros, dunas alaranjadas, curso d’água, fauna e flora incríveis, serras, trilhas, cânion, esportes radicais, artesanato de capim dourado e muito mais.

Com quem ir: Safári Dourado E-mail: contato@safaridourado.com.br

Melhor época para conhecer: De maio até meados de setembro as chuvas são escassas, sendo que o capim-dourado encontra-se melhor para ser apreciado exatamente em setembro. 

Região Nordeste

Parque Nacional da Chapada das Mesas

cachoeira de são romão
Foto: Cachoeira de São Romão / Creative Commons

Sempre lembrado pelos seus lençóis, o estado do Maranhão possui um outro paraíso: O Parque Nacional da Chapada das Mesas, uma área de proteção ambiental que abrange 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão. Para os amantes da natureza é possível encontrar trilhas, rios de águas cristalinas e diversas cachoeiras.

 Melhor época para conhecer: De Junho a Agosto.

Chapada da Serra Vermelha

Vista-area-da-Serra-vermelha-Piaui
Foto: Chapada da Serra Vermelha / Lugares Fantásticos

Localizada ao sul do Piauí, a Serra Vermelha é um imenso chapadão com aproximadamente 4.900 km², sendo um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste, com fenômenos preciosos de biodiversidade. Ela abriga aves raras como a anhuma (Anhima cornuta), mamíferos como o veado catingueiro (Mazama guazoubira), a preguiça-de-chifres (Stenocercus squarrosus) e a onça-pintada (Panthera onca). Entretanto, o local é ameaçado por projetos de exploração para produção de carvão vegetal, além da constante exploração por madeireiros e grileiros.

Melhor época para conhecer: De Novembro a Janeiro.

Região Centro-oeste

Pantanal

Pantanal
Foto: Arquivo Pessoal

O Pantanal é a maior planície de inundação contínua do mundo, e um dos maiores contatos com a natureza que vivenciei. Sua biodiversidade, que conta com 1.132 espécies de borboletas, 656 de aves, 122 de mamíferos, 263 de peixes e 93 de répteis, e a oportunidade de emergir em uma “cultura-não-hi-tech”, fazem desse pedacinho do Brasil uma bênção muito especial. O safári aquático, passeios a cavalo, as trilhas de observação, a pesca de piranhas, são alguns dos passeios oferecidos para você se deliciar em um ambiente hospitaleiro e relaxante.

Melhor época para conhecer: De Outubro a Maio.

Parque Estadual de Terra Ronca

Lapa_da_Terra_Ronca_-_Rio
Foto: Creative Commons

Simplesmente um dos maiores complexos espeleológicos do mundo – traduzindo: “é a ciência que estuda as cavidades naturais e outros fenômenos cársticos, nas vertentes da sua formação, constituição, características físicas, formas de vida, e sua evolução ao longo do tempo”. São mais de 60 cavernas “molhadas” atravessadas por rios, e 200 “cavernas secas”, sendo que sete delas constam da lista das trinta maiores cavernas do Brasil. Logo ali em Goiás, um ótimo lugar para liberar o Indiana Jones que existe em você.

Melhor época para conhecer: De Outubro a Maio.

Região Sudeste

Gonçalves

gonçalves
Foto: Pedra do Forno / Creative Commons

A 240 km de São Paulo, o município de Gonçalves é um polo turístico em desenvolvimento, situado na Serra da Mantiqueira, no sul do estado de Minas Gerais. Como práticas turísticas destacam-se: aquatrekking, boia cross, cachoeirismo, trilhas pelos picos da Pedra do Forno, Pedra Bonita, Pedra Chanfrada, do Cruzeiro e do Barnabé. A gastronomia, especializada na culinária mineira, é um deleite até para os paladares mais exigentes.

Melhor época para conhecer: De Maio a Agosto.

Parque Estadual da Pedra Azul

Pedra_Azul_-Largato
Foto: Parque Estadual da Pedra Azul / Creative Commons

O Parque Estadual Pedra Azul fica localizado nos municípios capixabas de Domingos Martins e Vargem Alta, tendo sido criado em 1991, para proteger o patrimônio natural da região, em especial a famosa Pedra Azul, uma formação rochosa de granito com 1.822m de altura, atração que pode ser vista de longe. O Parque possui 1.240 hectares e uma grande variedade de opções de passeios a pé. Dentre as caminhadas mais procuradas, destacam-se a que leva às piscinas naturais, a que leva até a Pedra do Lagarto, a do Mirante e a da própria Pedra Azul, que incorpora em seu roteiro as passagens pelos locais anteriores.

Melhor época para conhecer: Primavera e Verão.

Região Sul

Prudentópolis

salro_manduri
Foto: Adriana Justi

Prudentópolis deveria se chamar Cachoeitópolis, pelas mais de cem cachoeiras catalogadas em todo seu território. Situadas na região centro-sul do Paraná, as quedas variam entre 80 e quase 200 metros de altura. Outros destaques da cidade são a produção de feijão preto, mel e “cracóvia”, um tipo de salame feito de carne suína.

Melhor época para conhecer: Agosto a Dezembro.

Canyon Itaimbezinho

Canyon Itaimbezinho
Foto: Canyon Itaimbezinho / Creative Commons

F

Faz um bom tempo que desejo conhecer os Canyons: aceito convites! Localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, o Canyon Itaimbezinho (RS) impressiona pela sua longa extensão e profundidade. Suas trilhas são controladas pelo ICMBio, com as opções de serem realizadas pela parte superior ou interna do canyon. O acesso para as trilhas é feito pela cidade de Praia Grande, e os níveis de trekking são os mais variados, atraindo todos os perfis de aventureiros.

Melhor época para conhecer: Maio a Agosto.

Aproveitem essas inspirações e escolha a sua para conhecer em 2018.

Au Revoir, Ciao, Hasta Luego, See you later, Até logo!

Michellândia

 

 

 

 

 

Nas redes 💻

✈Facebook: @blogmichellândia
✈ Instagram: @blog_michellandia
✈ Bloglovin’: Michellândia
✈ Linkedin: Michelle Graça
✈ Mochila Brasil: Autora Michelle Graça

Foto Capa: Creative Commons

 

 

 

Anúncios

Um comentário em “Dez lugares para conhecer no Brasil em 2018

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s