Ir para conteúdo

Equipe Riso: uma viagem repleta de amor ao próximo

Olá desbravadores!

Conheci a Evelyn Pereira naqueles acasos da vida, pra ser sincera, não me lembro exatamente como foi nosso primeiro contato. Minha memória mais distante me remete  moça sorridente, vendendo brigadeiros no meu primeiro evento em prol da Equipe RisoFoi simpatia na primeira troca de sorrisos, diga-se de passagem nosso forte.

Equipe Riso até então era um organização que eu conhecia e não conhecia ao mesmo tempo. Sabia dos eventos e atividades desenvolvidas, mas não me aprofundei em sua história e objetivos. Eis que surge Evelyn Pereira com toda sua energia e alegria, unida com a minha energia e pensamentos revolucionários, entre muitos bate-papos e projetos para uma vida inteira, e aí… nasce a ideia: por que não uma postagem sobre essa história de amor e viagem?

equipe riso
Foto: Divulgação / Equipe Riso

Antes do vídeo é importante explicar mais sobre a Equipe Riso, uma organização social sem fins lucrativos e sem filiação política ou religiosa, fundada em maio de 2008, sendo seu objetivo principal atuar na área sociocultural com crianças, adolescentes, jovens, adultos e suas famílias em Belmonte/BA.

O coração da Equipe Riso

O Dr. Mauricio Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maurício Ratto, e a Tatiana Santana Campos, a Tata do Riso, são os idealizadores desse trabalho, pais, conselheiros, coordenadores e mantenedores.

O primeiro contato foi profissional, devido ao Mauricio ser odontologista, mas o destino já tinha nos reservado algo surpreendente e transformador. Após conhecer e conviver com a comunidade local, surgiu uma vocação socialHoje eles ficam 15 dias em Santos/SP e 15 dias em Belmonte/BA, e todo este esforço tem um propósito: levar esperança, transformando vidas através do reforço educacional, da cultura e da arte.

mauricio e tata
Foto: Equipe Riso / Mauricio e Tata

Atendendo diretamente 30 crianças (a partir de 7 anos), indiretamente, uma comunidade inteira. A cidade vive em situação de necessidade, na saúde, nutrição, saneamento básico, baixíssimo índice na educação e carência cultural, gerando uma enorme desigualdade social.

Tenho certeza que ainda faremos muitas coisas juntas pela Equipe Riso, as ideias não faltam e contamos com a colaboração de todos vocês! Por enquanto, vamos contar como todo esse amor iniciou. Separe o lencinho e delicie-se com essa linda história de amor ao próximo e de como podemos fazer a diferença.

E pensar que tudo começou com uma viagem…

Vídeo: SKC Produções

 Sobre Belmonte/BA.

Onde o rio Jequitinhonha encontra o mar, a 77 km do aeroporto de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Um paraíso de belezas naturais quase inexplorado. Terra de grandes casarões, que exala o cheiro do cacau, que é farta em guaiamum, onde homens trabalham na roça ou na pesca para sobreviver, terra que abriga grandes doceiras, artistas e poetas.

A cidade não comporta o turismo por sua localização e devido ao caos das estradas. Mas como mais uma das muitas cidades do Nordeste, Belmonte é terra de gente que se faz forte para enfrentar a luta diária.

O que a Equipe Riso mudou na sua vida?

“Percebi que a vida das pessoas em uma cidade pobre do Nordeste é muito dura, no estrito da palavra: não há cultura de generosidade de uns com os outros. Não apenas a generosidade de doar objetos, mas de atitude e gentilezas para com o mundo. De tão concentrados na sobrevivência diária, deixam de abrir os olhos para todos os talentos e possibilidades que têm a sua volta. ”

Tata do Riso

 

“Acho que sem a Equipe Riso, a minha vida não seria diferenciada, diferenciada de aprendizado, de educação, de boas maneiras. E Equipe Riso faz com que eu seja uma pessoa melhor. Então, a Equipe Riso faz uma grande diferença na minha vida! Um amor chamado “Equipe Riso” <3”

Louyse Oliveira, 16 anos

 

“Eu não diria diferença, diria que faz uma mudança completa. A Equipe Riso me transformou e me preparou para ser uma pessoa forte e acima de tudo, do bem! Lá é o meu lugar de descobertas, e o curioso é que todas são sobre mim. Isso mostra o importantíssimo valor de saber olhar, não só da superfície, mas com o interior da alma.”

Regiane, 17 anos

 

“Muitas vezes quando vamos aprender sobre novos artistas, a maioria nós não conhecíamos e nem aprendemos no colégio. A Equipe Riso nos passa muito conhecimento sobre coisas novas. A capoeira, o violão, a percussão também nos passam bons conhecimentos, a gente toca muitas músicas de bons artistas, como foi o caso do espetáculo em que a gente homenageou Gilberto Gil. Sinceramente, se não fosse a Equipe Riso eu tenho certeza que eu não estaria rodeado de cultura. A Equipe Riso faz muita diferença na minha vida.”

Thyerre, 14 anos

Espero que tenham gostado e se inspirado nessa história de amor ao próximo!!!

Au Revoir, Ciao, Hasta Luego, See you later, Até logo!

Michellândia

Nas redes 💻

✈Facebook: @blogmichellândia
✈ Instagram: @blog_michellandia
✈ Bloglovin’: Michellândia
✈ Linkedin: Michelle Graça
✈ Mochila Brasil: Autora Michelle Graça

Capa: Divulgação / Equipe Riso

 

Anúncios

Um comentário em “Equipe Riso: uma viagem repleta de amor ao próximo Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: