Equipe Riso: uma viagem repleta de amor ao próximo.

Olá desbravadores!

Conheci a Evelyn Pereira naqueles acasos da vida, pra ser sincera, não me lembro exatamente como foi nosso primeiro contato. Minha memoria mais distante me remete a moça sorridente, vendendo brigadeiros no meu primeiro evento em prol da Equipe Riso. Foi simpatia na primeira troca de sorrisos, diga-se de passagem nosso forte.

A Equipe Riso até então era um organização que eu conhecia e não conhecia ao mesmo tempo. Sabia dos eventos e atividades desenvolvidas, mas não me aprofundei em sua historia e objetivos. Eis que surge Evelyn Pereira com toda sua energia e alegria, unida com a com a minha energia e pensamentos revolucionários, entre muitos bate papos e projetos para uma vida inteira, nasce a ideia: por que não uma postagem sobre essa historia de amor e viagem?

equipe risoFoto: Divulgação / Equipe Riso

 

Antes do vídeo é importante explicar mais sobre a Equipe Riso, uma organização social sem fins lucrativos e sem filiação política ou religiosa, fundada em Maio de 2008, sendo seu objetivo principal atuar na área sociocultural com crianças, adolescentes, jovens, adultos e suas famílias em Belmonte/BA.

O Dr. Mauricio Rodrigues dos Santos mais conhecido como Maurício Ratto e a Tatiana Santana Campos, a Tata do Riso são os idealizadores desse trabalho, pais, conselheiros, coordenadores e mantenedores. O primeiro contato foi profissional, devido o Maurício ser odontologista, mais o destino já tinha reservado algo surpreendente e transformador. Após conhecer e conviver com a comunidade local, surgiu uma vocação social. Hoje eles ficam 15 dias em Santos/SP e 15 dias em Belmonte/BA, e todo este esforço tem um propósito: levar esperança, transformando vidas através do reforço educacional, da cultura e da arte.

mauricio e tataFoto: Equipe Riso / Mauricio e Tata

 

Atendendo diretamente 30 crianças (a partir de 7 anos), indiretamente, uma comunidade inteira. A cidade vive em situação de necessidade, na saúde, nutrição, saneamento básico, baixíssimo índice na educação e carência cultural, gerando uma enorme desigualdade social.

Tenho certeza que ainda faremos muitas coisas juntas pela Equipe Riso, as ideias não faltam e contamos com a colaboração de todos vocês! Por enquanto, vamos contar como todo esse amor iniciou. Separe o lencinho e delicie-se com essa linda história de amor ao próximo e de como podemos fazer a diferença.

 

E pensar que tudo começou com uma viagem…

Vídeo: SKC Produções

 

Sobre Belmonte/BA.

Onde o rio Jequitinhonha encontra o mar, há 77 km do aeroporto de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Um paraíso de belezas naturais quase inexplorado. Terra de grandes casarões, que exala o cheiro do cacau, que é farta em guaiamum, onde homens trabalham na roça ou na pesca para sobreviver, que abriga grandes doceiras, artistas e poetas.

A cidade não comporta o turismo por sua localização e devido o caos das estradas, mas como mais uma das muitas cidades do Nordeste, Belmonte é terra de gente que se faz forte para enfrentar a luta diária.

 

O que a Equipe Riso mudou na sua vida?

“Percebi que a vida das pessoas em uma cidade pobre do Nordeste é muito dura, no estrito da palavra: não há cultura de generosidade de uns com os outros. Não apenas a generosidade de doar objetos, mais de atitude e gentilezas para com o mundo. De tão concentrados na sobrevivência diária, deixam de abrir os olhos para todos os talentos e possibilidades que tem a sua volta. ”

Tata do Riso

 

“Acho que sem a Equipe Riso, a minha vida não seria diferenciada, diferenciada de aprendizado, de educação, de boas maneiras. E Equipe Riso faz com que eu seja uma pessoa melhor.Então, a Equipe Riso faz uma grande diferença na minha vida! Um amor chamado “Equipe Riso” <3”

Louyse Oliveira, 16 anos

 

“Eu não diria diferença, diria que faz uma mudança completa. A Equipe Riso me transformou e me preparou para ser uma pessoa forte e acima de tudo, do bem! Lá é o meu lugar de descobertas, e o curioso é que todas são sobre mim. Isso mostra o importantíssimo valor de saber olhar, não só da superfície, mas com o interior da alma.”

Regiane, 17 anos

 

“Muitas vezes quando vamos aprender sobre novos artistas, a maioria nos não conhecíamos e nem aprendemos no colégio. A Equipe Riso nos passa muito conhecimento sobre coisas novas. A capoeira, o violão, a percussão também nos passam bons conhecimentos, a gente toca muitas músicas de bons artistas, como foi o caso do espetáculo em que a gente homenageou Gilberto Gil. Sinceramente, se não fosse a Equipe Riso eu tenho certeza que eu não estaria rodeado de cultura. A Equipe Riso faz muita diferença na minha vida.”

Thyerre, 14 anos

Espero que tenham gostado e se inspirado nessa história de amor ao próximo!!!

Au Revoir, Ciao, Hasta Luego, See you later, Até logo!

Michellândia

Nas redes 💻

✈ Blog Geração Touch: www.geracaotouch.com
✈Facebook: @blogmichellândia
✈ Instagram: @blog_michellandia
✈ Bloglovin’: Michellândia
✈ Linkedin: Michelle Graça
✈ Mochila Brasil: Autora Michelle Graça

Capa: Divulgação / Equipe Riso

 

Anúncios

Um comentário em “Equipe Riso: uma viagem repleta de amor ao próximo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s